The China Mail - Lula afirma que COP30 de Belém será "a melhor de todas"

USD -
AED 3.672496
AFN 63.501861
ALL 82.78735
AMD 368.501999
ANG 1.790403
AOA 917.000443
ARS 1471.017197
AUD 1.445379
AWG 1.80125
AZN 1.69651
BAM 1.718856
BBD 2.018008
BDT 123.091796
BGN 1.69088
BHD 0.377018
BIF 2985
BMD 1
BND 1.297974
BOB 6.938524
BRL 5.199597
BSD 1.001973
BTN 94.864877
BWP 13.624819
BYN 2.814079
BYR 19600
BZD 2.015116
CAD 1.421025
CDF 2268.999834
CHF 0.809755
CLF 0.023222
CLP 913.970076
CNY 6.7905
CNH 6.79209
COP 3430.69
CRC 454.535468
CUC 1
CUP 26.5
CVE 96.906446
CZK 21.275697
DJF 177.719974
DKK 6.567825
DOP 58.644918
DZD 133.63704
EGP 49.723502
ERN 15
ETB 161.535521
EUR 0.878602
FJD 2.2442
FKP 0.754878
GBP 0.75755
GEL 2.644999
GGP 0.754878
GHS 11.246649
GIP 0.754878
GMD 72.999997
GNF 8779.291769
GTQ 7.644241
GYD 209.623413
HKD 7.84095
HNL 26.807458
HRK 6.619595
HTG 131.00145
HUF 312.239502
IDR 17929.4
ILS 2.99632
IMP 0.754878
INR 95.18395
IQD 1312.563167
IRR 1374999.999704
ISK 126.519725
JEP 0.754878
JMD 157.717811
JOD 0.708994
JPY 161.557501
KES 129.450092
KGS 87.449563
KHR 4021.248643
KMF 431.00039
KPW 900.00035
KRW 1534.634982
KWD 0.30896
KYD 0.834996
KZT 487.384102
LAK 22188.337654
LBP 89725.095575
LKR 335.228721
LRD 182.352683
LSL 16.522564
LTL 2.95274
LVL 0.60489
LYD 6.429642
MAD 9.377774
MDL 17.639408
MGA 4185.964758
MKD 54.153433
MMK 2099.387374
MNT 3579.000015
MOP 8.091488
MRU 39.79664
MUR 47.960121
MVR 15.459547
MWK 1737.391847
MXN 17.55055
MYR 4.149104
MZN 63.902755
NAD 16.522564
NGN 1370.119875
NIO 36.867777
NOK 9.794005
NPR 151.78296
NZD 1.764215
OMR 0.38444
PAB 1.001977
PEN 3.39166
PGK 4.394272
PHP 61.389497
PKR 278.668893
PLN 3.763396
PYG 6107.983882
QAR 3.652503
RON 4.609897
RSD 103.152936
RUB 74.499974
RWF 1469.343633
SAR 3.755291
SBD 8.065041
SCR 13.385015
SDG 600.508288
SEK 9.73616
SGD 1.296697
SHP 0.746601
SLE 24.74989
SLL 20969.503664
SOS 572.656446
SRD 37.482993
STD 20697.981008
STN 21.530796
SVC 8.767412
SYP 110.532098
SZL 16.517116
THB 33.272971
TJS 9.293141
TMT 3.51
TND 2.965857
TOP 2.40776
TRY 46.4755
TTD 6.803181
TWD 31.714904
TZS 2624.997992
UAH 44.976754
UGX 3667.442985
UYU 40.189832
UZS 12038.49365
VES 616.865275
VND 26325
VUV 118.758526
WST 2.756325
XAF 576.48558
XAG 0.01617
XAU 0.000243
XCD 2.70255
XCG 1.805774
XDR 0.716966
XOF 576.48558
XPF 104.811706
YER 238.649684
ZAR 16.53634
ZMK 9001.1971
ZMW 17.97425
ZWL 321.999592
Lula afirma que COP30 de Belém será "a melhor de todas"
Lula afirma que COP30 de Belém será "a melhor de todas" / foto: © AFP

Lula afirma que COP30 de Belém será "a melhor de todas"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta terça-feira (4) que a COP30, que será inaugurada na próxima semana em Belém do Pará, "será a melhor de todas", apesar dos ventos contrários à luta climática, em entrevista concedida a agências internacionais, entre elas a AFP.

Tamanho do texto:

Anfitrião da cúpula de chefes de Estado e de governo que ocorrerá antes, na quinta e na sexta-feira, em Belém, Lula, de 80 anos, lançou, contudo, um alerta: acabaram-se as palavras, é hora de agir.

O presidente empenhou-se em organizar a conferência climática da ONU, entre 10 e 21 de novembro, na maior floresta tropical do planeta, apesar de todos os desafios logísticos.

A chegada de cerca de 50 mil visitantes causou caos na hospedagem em Belém, com preços muito elevados que geraram preocupação sobre a possível exclusão de países pobres.

"Quando nós decidimos fazer a COP aqui no estado do Pará, a gente já sabia das condições do estado, já sabia das condições da cidade (...) E a gente decidiu fazer aqui porque a gente não queria comodidades, nós queríamos desafios. E nós queríamos que o mundo viesse conhecer a Amazônia", explicou.

Durante a entrevista, Lula abordou as negociações que mantém com os Estados Unidos para que Donald Trump suspenda as tarifas punitivas impostas ao Brasil, assim como a campanha de ataques de Washington contra supostas narcolanchas próximas à Venezuela.

Além disso, classificou de "matança" a megaoperação policial contra o crime organizado realizada na semana passada no Rio, que deixou 121 mortos — a mais letal da história do país.

A seguir, trechos da entrevista, editados para melhor compreensão:

Pergunta: A luta contra a mudança climática atravessa um momento muito difícil, com o mundo concentrado em outros assuntos, como a guerra comercial, e com os alertas científicos de que o planeta caminha para um aquecimento superior à meta de 1,5ºC. Como evitar que esta COP seja um fracasso?

Resposta: "Tenho certeza que nós vamos fazer a melhor COP de todas as COPs já realizadas até hoje. Nós queremos ver se é possível inaugurar uma nova fase da COP de implementação, porque é o seguinte: chega de discussão, agora tem que implementar o que nós adjetivamos."

P: Quais serão as prioridades desta COP30?

R: "Nós temos interesse aqui em uma coisa nova (...) que é o famoso programa de TFFF [sigla em inglês], ou seja, Florestas Tropicais para Sempre. É um fundo em que não será uma doação, é um fundo de investimento. E o Brasil, quando anunciou esse fundo, já depositou 1 bilhão de dólares [R$ 5,35 bilhões].

É um fundo que vai trazer rentabilidade para o investidor, e uma parte dessa rentabilidade vai financiar os países que mantêm sua floresta em pé.

Nossa ideia de propósito é a criação de um Conselho do Meio Ambiente. Um órgão ligado [à ONU], com um pouco mais de poder, para, ao decidir uma decisão aqui, esse conselho poder viajar no mundo acompanhando os resultados.

A ideia é propor o mapa do caminho, porque a gente fala, fala, fala na diminuição dos combustíveis fósseis. Então o que nós queremos é começar uma discussão para saber se, numa linha de tempo, quando é que a gente pode prever que o mundo está preparado para ser livrado com diminuição.

Não é uma coisa fácil."

P: O governo é acusado de contradizer sua política ambiental com a recente aprovação de um projeto da Margem Equatorial de exploração de petróleo próximo à foz do rio Amazonas. Como o senhor justifica essa decisão?

R: "[Se eu fosse] um líder falso e mentiroso, eu esperaria passar a COP para anunciar. Se a gente encontrar um petróleo que se pensa que tem, vai ter que começar tudo outra vez para dar uma licença. E pode ficar certo de uma coisa: quando eu não existir mais, o povo brasileiro existirá, e nós iremos fazer, se tiver que explorar, da forma mais cuidadosa que alguém pode fazer. Nós não vamos colocar em risco uma coisa que nós acreditamos que faz bem para a humanidade."

P: O senhor está preocupado com a operação dos Estados Unidos contra supostas narcolanchas próximas às costas da Venezuela?

R: "Os americanos poderiam estar tentando ajudar esses países [no combate ao tráfico de drogas], não tentando ficar atirando contra esses países. Não, eu não quero que a gente chegue a uma invasão terrestre.

Eu disse ao presidente Trump que um problema político a gente não resolve com armas. A gente resolve com diálogos. Então, se está faltando diálogo, eu me coloquei à disposição, naquilo que entenderem que o Brasil possa ajudar. Nós temos todo o interesse de ajudar. Nós não desejamos, nós não queremos conflito na América do Sul."

P: No mês passado, o senhor se reuniu com o presidente Trump em Kuala Lumpur e demonstrou otimismo em resolver rapidamente a questão das tarifas punitivas que os Estados Unidos impuseram ao Brasil. Como seguem as negociações?

R: "Houve a primeira reunião. E agora o meu ministro das Relações Exteriores [Mauro Vieira], o meu vice-presidente da República [Geraldo Alckmin], o meu ministro da Fazenda [Fernando Haddad] estão preparados para marcar uma nova reunião. Se for o caso, irão a Washington para negociar.

Então, vamos terminar a COP. Se não tiver tido a reunião, eu não terei nenhum problema de ligar para o presidente Trump, não terei nenhum problema de ir a Washington, não terei nenhum problema de ir a Nova York e espero que ele não tenha nenhum problema de vir ao Brasil."

P: Como o senhor avalia a megaoperação policial contra o crime organizado que deixou 121 mortos na semana passada no Rio de Janeiro e provocou indignação de organismos como a ONU?

R: "Houve a matança. Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela se deu. Nós temos até agora uma versão contada pela Política, contada pelo governo do Estado. E tem gente que quer saber se tudo aquilo aconteceu do jeito que eles falam. Mas do ponto de vista da função de Estado, eu acho que ela foi desastrosa."

K.Lam--ThChM